DIÁLOGOS, DESAFIOS E POTENCIALIDADES: DIAGNÓSTICO RURAL PARTICIPATIVO É REALIZADO NA COMUNIDADE DE ÁGUAPABA

A Prefeitura Municipal de Natuba, Emater e MAB – Movimento dos Atingindos por Barragens, realizou no dia de hoje(04) a primeira reunião para elaboração do Diagnóstico Rural Participativo (DRP).

O DRP é um conjunto de técnicas e ferramentas que permite que as comunidades façam o seu próprio diagnóstico e a partir daí comecem a autogerenciar o seu planejamento e desenvolvimento.
O encontro aconteceu na escola municipal da comunidade, foi aberto a toda população, e tem como objetivo, conhecer a partir do olhar dos moradores, quais os pontos positivos da sua comunidade, melhorias necessárias e identificar quais políticas públicas devem ser prioridade.
Foi realizada uma atividade com os participantes da reunião dividida em grupos, mencionando a comunidade que eu tinha, a que eu tenho, a que eu quero, as crianças também participaram desta atividade.
O encontro deu oportunidade para que a população apresentasse a Prefeita os problemas que a comunidade enfrenta no dia a dia, as conquistas que Águapaba vem tendo durante à atual administração e projetos que a prefeitura pretende levar para os moradores.
As informações levantadas durante o DRP serão sistematizadas em um relatório e apresentadas à Prefeitura e Governo do estado.
“Por fim, deste encontro de diagnóstico, análise, conhecimentos e debates, agradeço a presença e participação de todos e vamos trabalhar juntos para melhorarmos a qualidade de vida das pessoas deste lugar “, disse Janete Santos.