Documento de arrecadação agora é BOLETO!

Buscando desburocratizar e modernizar a arrecadação municipal, a Prefeitura Municipal de Natuba firma convênio com o Banco do Brasil para utilizar o Boleto Bancário na modalidade Cobrança Registrada, permitindo agilidade no processamento da baixa dos pagamentos, na contabilização das receitas, e o mais importante: facilitando ao contribuinte o pagamento dos tributos municipais, através da rede bancária.

Os recebimentos dos tributos estavam sendo apenas na Prefeitura, gerando dificuldade para o contribuinte quitar seus débitos, já que é aceito apenas em único lugar. Atrapalha o troco, por receber em dinheiro. Além disso onera os funcionários envolvidos, por ter que controlar o caixa, baixar os débitos e de contabilizar a receita, tudo um a um. Veja no infográfico abaixo o comparativo entre o modelo antigo e o novo modelo utilizando o boleto.

Para o bom funcionamento desse novo modelo, contamos com apoio da empresa ÁGILI SOFTWARE BRASIL, através da tecnologia e também da experiência com a gestão pública, em especial na gestão dos tributos municipais.

Vamos relembrar…

Em fevereiro deste ano, disponibilizamos o Portal do Contribuinte, acessível através do endereço natuba.pb.gov.br/contribuinte que traz diversos serviços e ações que você cidadão, poderá obter totalmente online, sem necessitar ir até a Prefeitura, como:

  • Emissão da guia do IPTU
  • Emissão da 2ª via do DAM em Boleto de qualquer tributo
  • Consulta de débitos (Extrato de débitos)
  • Emissão de certidões:
    • Certidão Negativa de Débitos
    • Certidão Positiva de Débitos
    • Certidão Positiva com Efeito de Negativa
    • Certidão de Inscrição Imobiliária
    • Certidão de Valor Venal do Imóvel
    • Certidão Guia do ITBI
    • Certidão de Inscrição Econômico
  • Emissão de Alvará:
    • Alvará de Funcionamento
    • Alvará de Vigilância Sanitária
    • Alvará de Obras
    • Carta de Habite-se
    • e muito mais..
  • Autenticar documentos digitais
  • Acesso ao sistema de NFS-e
  • Consultar as empresas do município
  • Canal de Contato e Chat Online
  • e muito mais..

Será adotado para todos os recebimentos da Prefeitura, como em IPTU, ISSQN, ITBI, Taxas de licença, Taxas de serviços, entre outros. Confira na imagem a seguir como é o novo Documento de Arrecadação Municipal (DAM), no formato de Boleto Bancário.

A implantação será gradual, na intenção de adequação e de minimizar qualquer impacto para a população ou equipe da Prefeitura, sendo:

Esse novo formato de Documento de Arrecadação Municipal (DAM), permitirá o pagamento em qualquer banco, como exemplo o próprio Banco do Brasil (emissor do Boleto), mas também será aceito no Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Nubank… ou correspondente bancário, como a Lotérica, CaixaAqui, PagFácil, dentre outras.

Sendo aceito também, em vários pontos de atendimento eletrônico e físico, como: 

  • Aplicativo do seu banco (internet banking)
  • Aplicativos de carteiras digitais (PicPay, MercadoPago, etc.) 
  • Postos eletrônicos de recebimento (Farmácias) 
  • Terminal de autoatendimento ATM Banco24Horas 
  • Terminal de autoatendimento do seu banco 
  • Guichê de caixa do seu banco 
  • Entre outros meios de pagamento.

Após o contribuinte efetuar o pagamento do DAM no formato de Boleto na rede bancária, a confirmação será registrada no sistema da Prefeitura no dia seguinte, baixando automaticamente seu débito.

Mais uma novidade, é quem aderiu ao DDA (Débito Direto Autorizado) do seu banco, será avisado assim que um novo boleto da Prefeitura for gerado em seu nome. Podendo ser pago diretamente pelo aplicativo, sem necessitar ter o boleto em mãos.

Muito bom né? É a administração municipal em busca de mais avanços e de novas conquistas, para facilitar o dia do nosso cidadão.

 

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