CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA HPV E MENINGITE

A Prefeitura Municipal de Natuba, por meio da Secretaria de Saúde convoca meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 para a prevenção contra as doenças HPV e MENINGITE. A campanha atende ao chamamento do Ministério da Saúde. A vacinação contra a meningite teve uma alteração em relação ao plano de 2017. Neste ano, a faixa etária a ser imunizada fica entre 11 e 14 anos de idade, para ambos os sexos.

Sobre as doenças:

HPV – É um vírus que afeta pele e mucosas, especialmente o trato genital. Sua transmissão mais frequente é por contato pele-pele ou pele-mucosas. Atualmente, é a infecção sexualmente transmitida mais comum em vários países do mundo. O HPV é associado a diversos tipos de câncer, tais como colo de útero, vulva, vagina, pênis, ânus e orofaringe.

Meningite – É uma inflamação das meninges, membranas que envolvem o sistema nervoso central no cérebro. É uma doença séria que pode ser fatal. A causa mais comum é uma infecção por bactérias, fungos ou vírus (mais frequentemente). Entre outros, o sintoma que mais chama a atenção para o problema é a rigidez na nuca.